Notícias

Corrida de Rua da Criança dá início às competições da XIX Meia Maratona do Tocantins, em Palmas

12/10/2019 - Núbia Daiana Mota / Governo do Tocantins

A criançada de Palmas acordou cedo, em pleno feriado, para participar da Corrida de Rua da Criança. O evento, realizado em comemoração do Dia das Crianças, integra a programação da XIX Meia Maratona do Tocantins, e é promovido pelo Governo do Estado e o Sesi. Ao todo, 800 crianças de 1 a 15 anos se inscrevam para participar das provas realizadas, neste sábado, 12, na arena montada na Praia da Graciosa.

O percurso variou entre 20 a 300 metros, conforme a faixa etária dos participantes. Os três primeiros colocados por faixa etária receberam troféus e todas as crianças que concluíram a prova também receberam medalha pela participação.

No alto do pódio, Lara Vardiero, de 8 anos, comemorou a vitória pelo segundo ano consecutivo. “Acho muito bom o esporte, porque a gente se diverte e fica mais saudável. Eu gosto muito de corrida e também do triatlo. Todas as crianças deveriam praticar esportes”, relatou a bicampeã da Corrida de Rua da Criança.

A pequena Izabele Araújo, de apenas 1 ano, foi uma das estreantes da prova e competiu a prova dos 20 metros. O pai Wenes Neto, que já é atleta, quer que a filha siga seus passos no esporte. “Acredito que quanto mais cedo ela tiver contato com a prática esportiva melhor. Assim já vai se habituando a esse estilo de vida, que traz tantos benefícios”, enfatizou.  

Jhonatan da Conceição levou os três filhos para competir: Eloísa, de 2 anos, Lívia de 3 anos e Yuri, de 12. “Tanto eu, como minha esposa sempre incentivamos eles a praticarem esportes, porque é algo que eles vão levar para a vida toda e que levará a uma qualidade vida melhor”, relatou.

Presente no evento, a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, enfatizou que a Corrida de Rua da Criança tem como objetivo valorizar a prática esportiva por meio do atletismo e estimular o estilo de vida saudável desde a infância.

“O esporte tem impactos positivos na saúde, na educação e na socialização das crianças. Ao promover e apoiar a realização de eventos desta natureza, o Governo do Estado, fomenta a prática esportiva, tão fundamental para o pleno desenvolvimento do público infantil. Este evento, é sobretudo, uma oportunidade das famílias participarem juntas e comemorarem essa data tão importante, que é o Dia das Crianças”, frisou.

A programação segue até as 19h, com diversas atividades educativas e lúdicas, atrações culturais, distribuição de brindes e brincadeiras.

Meia Maratona

No domingo, 13, é a vez da Meia Maratona do Tocantins. A largada acontece na Praia de Luzimangues, às 6h45. Durante a competição, o tráfego será interrompido na Ponte da Amizade e da Integração Nacional Fernando Henrique Cardoso, que liga Palmas a Paraíso. Por cerca de uma hora, a partir das 6h30, somente veículos de emergência e da organização da prova terão acesso à via.

Em alguns trechos da Avenida JK, Praia da Graciosa, até a Praça dos Girassóis e entorno o transito será desviado, com tráfego controlado.