Notícias

Ação ambiental garante reciclagem de copos utilizados durante a Meia Maratona do Tocantins

08/10/2019 - Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

A 19ª edição da Meia Maratona do Tocantins será realizada nos dias 12 e 13 de outubro com proposta de responsabilidade social. Por meio de parceria, a organização do evento pretende recolher os copos plásticos utilizados pelos atletas para hidratação durante as provas e enviá-los para serem reciclados. O objetivo é reduzir a produção de lixo, ao mesmo tempo em que os materiais recicláveis são reaproveitados.

A equipe organizadora fará o recolhimento do lixo, para ser descartado adequadamente. A ideia é que uma empresa de reciclagem de Palmas utilize o material e transforme-o em fibras para serem utilizadas na construção de redes esportivas, por exemplo. 

Robson Ferreira, superintendente de Esporte, Juventude e Lazer da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), reforçou que a intenção é fomentar ações de preservação ambiental e sensibilização. “O objetivo é fazer essa competição esportiva com eficiência do ponto de vista ambiental. Temos uma preocupação e queremos proteger o lago e, assim, evitar a poluição com o material utilizado na prova”, destacou.

Os pontos de hidratação também foram repensados para evitar o descarte inadequado dos copos, e diminuir os riscos de resíduos caírem no lago. A organização do evento informa que os pontos de distribuição de água estão em lugares estratégicos para que os atletas mantenham-se hidratados durante toda a corrida.

Meia Maratona

A tradicional corrida de rua é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, e em 2019 oferecerá premiação recorde. São R$ 71.800 a serem rateados entre os primeiros colocados nas diversas categorias em disputa. A organização técnica das provas, este ano, é de responsabilidade da Federação de Atletismo do Tocantins (Fato).

No dia 12 de outubro, Dia das Crianças, será realizada a Corrida de Rua da Criança, em parceria com o Serviço Social da Indústria – Departamento Regional do Tocantins, com a primeira largada às 7h30, na Praia da Graciosa, em Palmas, com percurso dividido de acordo com a faixa etária, por atletas de ambos os sexos, crianças e adolescentes regularmente inscritos.

Já a meia maratona, a corrida 10 km e a corrida de 5 km serão realizadas no dia 13, com largada prevista para as 6h45, sendo que as duas primeiras terão largada no Distrito de Luzimangues, município de Porto Nacional, com chegada à Praia da Graciosa, enquanto a última terá largada e chegada na Praia da Graciosa.