Notícias

Meia Maratona do Tocantins contará com aferição oficial do trajeto pela CBAt

27/09/2019 - Philipe Bastos/Governo do Tocantins

Em 2019, a Meia Maratona do Tocantins contará com o selo Permit Bronze, da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Isso significa que a prova seguirá protocolos internacionais técnicos e de segurança, que os atletas terão a certeza de um percurso com 21.097 m e que seus tempos serão homologados e certificados, com os resultados valendo para os seus currículos.

No próximo domingo, 29, o medidor oficial da CBAt estará em Palmas para fazer a aferição oficial do percurso da Meia Maratona. Na ocasião, o técnico, acompanhado pela equipe de organização da competição, percorrerá todo o trajeto com uma bicicleta equipada com um medidor analógico que marcará quilômetro a quilômetro.

Esta é uma exigência da Confederação Brasileira de Atletismo para que a Federação de Atletismo do Estado do Tocantins (Fato) possa cadastrar a prova com o Permit Bronze. Cabe ressaltar que a CBAt é a única entidade dirigente do Atletismo no Brasil, filiada à Associação Internacional das Federações de Atletismo(Iaaf na sigla em inglês) com poder para oficializar eventos de Atletismo, em todas as suas formas, no território nacional.

De acordo com Robson Ferreira, superintendente de Esporte, Juventude e Lazer da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), a aferição oficial da CBAt é fundamental para que a Meia Maratona do Tocantins atraia mais competidores.

“Esse é um dos diferenciais deste ano. A aferição será feita quilômetro a quilômetro, durante dois dias, para termos medidas precisas do percurso. Após o registro da Confederação, esse percurso é válido por cinco anos e, assim, qualquer organizador de meia maratona, que tenha interesse em fazer um evento similar, tem esse trajeto oficial”, frisou.

Categorias

Neste ano, serão realizados dois dias de provas durante o evento da Meia Maratona do Tocantins. No domingo, dia 13 de outubro, serão realizadas as provas Meia Maratona, 10 km e 5 km. Mas antes disso, no sábado, 12, dia das crianças, a Arena da Graciosa abrirá às 7h30 com a Corrida de Rua da Criança e seguirá com programação até as 19h, com diversas atrações culturais, distribuição de brindes, brincadeiras e shows para celebrar o Dia das crianças.

Outra novidade será a categoria Forças de Segurança, voltada aos atletas militares, policiais e agentes de órgãos de segurança e trânsito, de instituições federais, estaduais ou municipais. A categoria contará com prêmios individuais e prêmio para a instituição vencedora.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas pelo site da Meia Maratona, ou diretamente no site https://minhasinscricoes.com.br. A Corrida das Crianças, realizada em parceria com o Sesi Tocantins, já está com inscrições esgotadas. Para as demais categorias ainda há vagas.